Quem somos / Who

Coordenação
Fábio Garboggini é formado em Música - Instrumento Contra-baixo pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), é mestre em Performance Contra-baixo pela Escola de Música da Louisiana State University, EUA, e atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação musical em projetos sociais no Programa de Pós Graduação da Escola de Musica da Universidade Federal da Bahia.
Desde o segundo semestre de 2010 vem voluntariamente ministrando aulas de iniciação musical através da flauta doce em Canabrava.
Fábio já ensinou prática de orquestra e teoria musical no projeto Cirandando Brasil (OSCIP Sons do Bem), foi  professor de teoria musical na Oficina de Música Instrumental (OSCIP da fundada pela família Macêdo), em 2010 a 2011 foi professor de música na Escola Gregor Mendel para os grupos 2 a 10 anos e em 2012 ministrou aulas de Prática de Orquestra para mais de 300 crianças e jovens do projeto de musicalização da Prefeitura de Camaçari.  Desde 2005 atua como professor particular de violão, contra-baixo acústico e elétrico, apreciação musical e violoncelo. Atualmente é professor de violoncelo do CUCA (Centro Universitário Cultura e Artes) da UEFS (Universidade Estadual Feira de Santana), da escola de música CESART (Escola de música, tecnologia, arte e estúdio) e do Curso e extensão da Escola de Música da UFBA.
Como instrumentista erudito tocou nas orquestras: Baton Rouge Symphony Orquestra (EUA), Raphides Orchestra (EUA),  Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da UNESP (SP), Orquestra sinfônica da UFBA (BA), Orquestra Sinfônica da Louisiana State University (EUA), Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo (SP), Orquestra Piris (SP), e Orquestra Sinfônica Popular Brasileira (BA).
Como instrumentista de música popular acompanhou artistas e bandas de diversos gêneros como forró, rock, axé music, música infantil, teatro, além de bandas de baile. Fábio também trabalha como músico contratado para gravações e eventos, como casamentos, formaturas, bodas, aniversários, festas de empresa, entre outros.

Coordenação
Derivaldo Matos (Neném Calabar) é uma respeitada liderança do bairro de Canabrava e conhece a comunidade como poucos, devido a seu trabalho como agente de saúde do bairro, sua postura íntegra e batalhadora e por seu comprometimento com a melhoria de vida de seus pares. Ele é também fundador e cantor do Grupo Cultural Bicho da Cana. O Grupo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 2002, vem propagando, mantendo e cultuando a cultura afro descendente do samba-de-roda, ora através da musicalidade, ora da dança, ora no modo de vida. Através do resgate e dos ensinamentos ancestrais, o grupo, que localizado na comunidade de Canabrava, além de realizar um trabalho cultural, desempenha também um trabalho sócio-educacional, no qual tem ao longo desses anos desenvolvido projetos por conta própria e que são mantidos através das arrecadações dos ensaios e dos shows feitos pela banda de samba Bicho da Cana, como oficinas de dança (samba de roda), percussão, teatro e reforço escolar, além de organizar eventos comemorativos na comunidade (dia das crianças, dia dos pais, dia das mães, dentre outros), promovendo acesso á cultura, lazer e entretenimento dos que se encontram a margem da sociedade. O maior objetivo do Grupo é desenvolver a comunidade, integrando as juventudes que dela fazem parte transmitindo uma perspectiva de vida e auto-estima, através da arte, da cultura, do lazer e dos nosso saberes populares. O grupo cultural bicho da cana já dividiu palco com as banda Araketu, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Viola de Doze, Bambeia, Nossa Juventude, Mariane de Castro, Cupido, Samba Tororó, Samba Zumbaê, Samba&love, Uns Camaradas, Pagod'art, entre outros.


Professor de Música

Erinaldo Suzart um talentosíssimo músico, estudante do curso de Licenciatura em música da Universidade Federal da Bahia, bolsista do projeto de extensão da universidade por meio do qual vem desde janeiro de 2014 ministrando aulas de iniciação musical através da flauta doce e de canto coral na Brava Orquestra. 

Instrutoras de Artes Plásticas
Patricia Lustosa Brito e Juliana Vilas Boas começaram em agosto de 2013 a oferecer oficinas de artes plasticas para os integrantes da Brava Orquestra. Ambas são arquitetas e usam de seus conhecimentos criativos e interesse pelas artes para exercitar a sensibilidade estética e cultural da galera. Patricia, que também é uma amante da fotografia, disponibiliza seus equipamentos e tempo atuando no projeto como fotógrafa.

Instrutor de Música

Lucas Matos é um talentosíssimo e responsável jovem residente em Canabrava que toca bateria no Grupo Cultural Bicho da Cada desde os 10 anos de idade. Desde 2012 Lucas também integra a Orquestra São Salvador, dirigida pelo Maestro Fred Dantas. Desde 2011, Lucas vem apoiando as aulas de música da Brava Orquestra principalmente ora orientando novos alunos, ora acompanhando a prática do grupo, entre outras atividades.

Colaboradores Assíduos

Adriele é uma doce e responsável jovem que além de tocar na Brava Orquestra desempenha o papel de Secretária do projeto, é ela que controla a presença dos alunos aléms dos empréstimos e devoluções dos instrumentos.

Jean Santos Rosa é estudante do segundo grau e aluno da Brava Orquestra. Jean tem uma enorme sensibilidade para as artes visuais, já fez curso de fotografia pela ONG PANGEA, e em 2012 foi aluno do Curso de Audio Visual do MAM e não é a toa que conquistou o posto de segundo fotógrafo oficial da Brava Orquestra.


Ricardo Lustosa Brito